MÉTODO DIDÁTICO HABLE Y ESCRIBA PARA ENSINO DE ESPANHOL

De autoria de Esther Maria Milani, registrado na Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura – Escritório de Direitos Autorais sob nºs. 105.943 e 105.944 em 05.12.95, o método Hable y Escriba é utilizado em aulas individuais ou em grupo. É fruto da observação das dificuldades constantes, marcantes e previsíveis que o aluno brasileiro enfrenta ao estudar espanhol. O fato do português e do espanhol terem a mesma raiz latina pode dar a falsa ideia de que conhecendo um dos dois idiomas o aprendizado do outro é amplamente facilitado. A prática mostra que isso é somente em parte verdadeiro. O espanhol e o português têm características semelhantes, mas estruturas muito próprias e marcantes que os identificam e os separam claramente.

Possibilita ao aluno conhecer os principais conceitos gramaticais do idioma. É o resultado de anos de trabalho no ensino deste idioma e tem apresentado excelente resultado com estudantes brasileiros, atendendo às mais variadas necessidades de uso.

Prepara o aluno para comunicar-se em espanhol em forma oral e escrita nas mais diferentes situações: viagens de negócios ou turismo; participação em reuniões e/ou treinamentos; apresentações; palestras, eventos sociais/culturais; etc., além de proporcionar a oportunidade de conhecer a diversidade da cultura hispânica.

Como material complementar, são utilizados recursos de áudio, vídeo e textos de acordo com a necessidade e grau de proficiência de cada aluno e/ou grupo.

ESTRUTURA DE HABLE Y ESCRIBA

Hable y Escriba é um método estruturado com uma importante base gramatical da língua espanhola apresentada de forma concisa, mas consistente, que dá ao aluno a sustentação necessária para comunicar-se com segurança.

É um método de ensino de espanhol para estrangeiros, em 2 volumes. O volume I proporciona ao aluno um nível básico de conhecimento do idioma espanhol. O volume II inicia o aluno num nível intermediário de aprendizagem e completa a abordagem de todos os conceitos essenciais da gramática espanhola, necessários para a compreensão e comunicação. A etapa seguinte consistirá de um estudo avançado do idioma em concordância com interesses específicos do aluno. A duração do curso será determinada pelo desempenho do estudante.

EXERCÍCIOS / SIMULAÇÃO DE SITUAÇÕES QUOTIDIANAS

Escritos e de prática oral, englobando os aspectos de semântica, morfologia e sintaxe. Utilização e exploração de vocabulário específico.

Além dos exercícios de fixação dos temas gramaticais estudados, Hable y Escriba traz exercícios específicos para desenvolver vocabulário, expressões e simular situações que permitam aos alunos sentirem-se confiantes no uso do idioma em qualquer situação como: reuniões, negociações, conversas telefônicas, redação de textos e correspondências, etc.

APÊNDICE DE VERBOS

Hable y Escriba – nos seus dois volumes – possui apêndices especiais de conjugação de verbos regulares e irregulares e de exercícios de fixação e uso. O espanhol é uma língua verbal por excelência e o estudo consistente deste tema é imperativo para que o estudante aprenda e use corretamente essas estruturas.

FALSOS COGNATOS E OUTROS TEMAS IMPORTANTES NA APRENDIZAGEM

Hable y Escriba procura trabalhar os falsos cognatos no sentido de minimizar e chamar a atenção dos alunos para as interferências do português no aprendizado do espanhol.